sábado, 1 de março de 2014

QUEIMADURAS - POR FREI RINALDO STECANELA

Queridos leitores. Deus o abençoe com muita paz, saúde física e espiritual.Nesse artigo vamos falar sobre “queimaduras”.
Por definição, queimadura é uma lesão na pele produzida pela ação do calor (e também do frio) nas suas várias formas. Pode ser ocasionada bruscamente por qualquer agente físico quente, tais como: água, gordura, objetos; ou produtos químicos, como ácidos fortes ou cáusticos.

A eletricidade pode também ser causa de queimadura, bem como, a exposição prolongada ao sol e radiações. Essas lesões necessitam de tratamento urgente e adequado, exigem rapidez no atendimento e encaminhamento da vítima, com a máxima urgência, para o socorro médico e, sendo um grande queimado, deve ser encaminhada a hospital de grande porte.
Classificam-se as queimaduras de duas formas: agente causador, e grau de queimadura. O causador pode ser químico, causado por produtos químicos de ação cáustica ou corrosiva e o causador elétrico ou térmico causado pelo contato direto da pele com substâncias quentes, como vapores, chamas, objetos, etc. Existem, ainda, outros tipos de queimadura, as biológicas, causada por urtigas e taturanas, que possuem propriedades de produzir dor intensa, alergia e toxidade e a radioativa, das quais não temos pormenores por de tratar de matéria muito especializada e fugir do socorrismo comum.
São classificadas em, pelo menos, quarto graus, de acordo com a profundidade da lesão:
- Primeiro Grau – quando atinge a primeira camada da pele - epiderme. Mais comum as queimaduras produzidas pelo sol. A pele apresenta uma vermelhidão.
- Segundo Grau – um pouco mais profunda e causa bolhas porque há exposiçãos das raízes nervosas.
- Terceiro Grau – de cor esbranquiçada, mais profunda e atinge músculos e ossos. Há necrose nos tecidos, tornam-se indolores porque há destruição das terminações nervosas (sensibilidade).
- Quarto Grau- acontece a carbonização, com perda total da estrutura e da função do órgão afetado.
Porém, não é o grau da queimadura que vai definir se devemos procurar um socorrista ou não, porque não é fácil determinar os limites dessa graduação, de modo especial para leigos pouco experientes.
Queridos pais, muito cuidado com crianças pequenas, principalmente na idade da “curiosidade”. Evitem deixar os filhos “livres” na cozinha perto do fogão e dos líquidos inflamáveis. E como o verão já chegou, o uso do protetor solar evita muitas queimaduras desnecessárias.
Ajude o sol ser amigo dos seus filhos.
Cuide bem do seu corpo...ele é Templo do Espírito Santo de Deus.
Com carinho e bênçãos
Frei Rinaldo, osm
Matéria: freirinaldo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário