sábado, 26 de maio de 2012

ISE de Sena Madureira é alvo de denúncias e sede do órgão é comparada a uma bomba relógio


O município de Sena Madureira tem atravessado uma das maiores ondas de violência da história do Acre, uma verdadeira guerra deflagrada entre gangues rivais ligadas ao tráfico.
A escassez de oportunidades para os jovens e o descaso do poder público são apontados como principais causas da crescente marginalidade, resultado em crimes cada vez mais violentos.
O medo e a sensação de impunidade assola a comunidade. Toque de recolher, casas incendiadas e homicídios bárbaros fazem parte da rotina da população.
Apesar dos índices alarmantes de violência, ao invés de ações eficazes na prevenção e combate ao crime, bem como nas medidas socioeducativas de jovens delinquentes, um novo escândalo surge envolvendo o Instituto Socioeducativo – ISE, de Sena Madureira.
Nesta sexta-feira (25/05), a redação do Acrealerta.com recebeu uma denúncia sobre diversos problemas na sede do ISE naquele município, inaugurada há menos de cinco meses.
O denunciante, que pediu para não ser identificado, alerta sobre irregularidades e problemas na infraestrutura que foi construída no bairro Eugênio Areal, um dos mais violentos da cidade, conhecido por “Invasão”.
A sede do ISE foi implantada ao lado do prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), que ainda está em construção, bem como do Clube do SINTEAC no município.
“Não tem segurança nenhuma. Ao invés de muros, o ISE é cercado apenas por uma tela”, comenta nossa fonte.
Outro problema levantado é que, apesar do volume de recurso investido na construção dos noves pavilhões, conhecidos como “Delta”, não existe nenhuma ala para acomodação de menores do sexo feminino que, quando detidas, são transferidas para Rio Branco ou simplesmente são logo liberadas, deixando de cumprir as medidas socioeducativas.
“A estrutura conta ainda com local reservado para realização de eventos religiosos (cultos, missas, etc) o qual, até o momento, não teve nenhuma utilidade”, comenta nossa fonte.
“Além disso, existe um refeitório equipado com fogão industrial e forno elétrico que nunca foi usado e, certamente, nunca será, pois a comida é fornecida por empresas”, denuncia.
O local é cercado apenas por uma tela e não possui policiamento permanente, colocando em risco moradores, funcionários e os visitantes dos estabelecimentos vizinhos, além de representar um sério risco para a segurança dos futuros alunos do IFAC.
O diretor do ISE é Raimundo Gouveia, envolvido em um suposto esquema de venda e desvio de madeira apreendida pelo IBAMA que estava armazenada no presídio daquela cidade.
Matéria: Redação do Acrealerta.com
* Como não sou engenheiro, posso estar falando alguma besteira, mas não entendo como um prédio novo, como esse do ISE em Sena Madureira é construído próximo a uma Escola em Construção, próximo a uma Sede Social de um Clube e também muito próximo(dentro) a um dos Bairros  mais violentos de Sena Madureira, e ainda como o referido prédio é cercado por telas, algo que deixa sem segurança tanto os menores que lá estão cumprindo medida sócio educativas, como os agentes sócios educares que lá trabalham, pois qualquer pessoa pode se aproximar ou até mesmo efetuar algum disparo de longe e acertar alguém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário